Alinhamento ou geometria de direção consiste em ajustar os ângulos das rodas, mantendo-as perpendiculares ao solo e paralelas entre si, formando assim um retângulo. Para cada projeto de veículo a montadora define os parâmetros que devem ser verificados a cada 10.000 km para se obter a melhor performance do veículo e o menor desgaste dos pneus. Manter os parâmetros corretos garante conforto, segurança e estabilidade ao dirigir. Também evita que os veículos puxem a direção para um dos lados e que haja desgastes irregulares ou prematuros dos pneus.
O procedimento é executado medindo e ajustando os ângulos que as rodas do veículo fazem em relação ao piso e às linhas de centro do veículo, equilibrando todas as forças que atuam no carro, tais como: gravidade, força centrífuga, força de viragem, etc, proporcionando maior eficiência de rolamento.
Os três ângulos mais importantes são:
Cambagem
– Consiste em um ajuste do ângulo de inclinação vertical da roda em relação ao solo.
Caster – É o ângulo de inclinação do pino-rei ou do eixo de direção (linha imaginária que passa pelos pivôs superiores e inferiores da suspensão) em relação à vertical – fornece estabilidade auto-centrante e direcional;
Convergência ou Divergência – É a diferença de distâncias entre as partes dianteiras e traseiras dos pneus (vistos de cima). O seu ajuste promove uma melhoria no padrão de desgaste dos pneus, especialmente sob frenagem.